Carta ao Povo de Deus | Roma

DOM ANTÔNIO MATHEUS CARDEAL CARNEIRO
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
CARDEAL BISPO DE VELLETRI-SEGNI
BISPO-ELEITO PARA A DIOCESE DE OVERLAND E MONTE CARLO

ao rebanho do povo de Deus presente em Roma, e a todos
que a esta lerem, graça e paz da parte de Deus, o Pai. 

1. Com palavras cheias de gratidão e ternura, dirijo-me a vocês neste momento singular e significativo. Após alguns longos meses de serviço como Vigário Geral nesta Diocese tão querida, o tempo chegou para que eu embarque em uma nova jornada pastoral. É com uma mistura de emoções que me despeço de vocês, mas também com um coração cheio de esperança e fé no plano divino que se desenrola diante de nós.

2. Ao olhar para trás, recordo-me das muitas bênçãos compartilhadas, dos desafios enfrentados juntos e do amor inabalável que permeia esta comunidade de fé. Cada encontro, foi um testemunho do amor de Deus manifestado em nossas vidas e na vida desta Diocese.

3. Permitam-me recordar as palavras inspiradoras do apóstolo Paulo em sua segunda carta a Timóteo: "Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé" (2 Timóteo 4, 7). Assim como Paulo, ao final de sua vida terrena, posso dizer com convicção que tenho lutado o bom combate ao lado de vocês, que tenho corrido a corrida da fé com perseverança e que tenho guardado a fé que nos une como uma família espiritual.

4. Agora, parto para assumir o chamado episcopal como Bispo de Overland e Monte Carlo. Esta nova missão é um desafio ao qual me entrego com humildade e confiança no Espírito Santo que guia os passos da Igreja. Peço suas orações para que eu possa ser um servo fiel, um pastor compassivo e um líder sábio para o povo de Deus em minha nova Diocese.  Agradeço ao Santo Padre o Papa Paulo II, que depositou grande confiança em mim, durante este tempo no cuidado pastoral desta Diocese tão importante.

5. Enquanto nos despedimos, quero também pedir que vocês rezem fervorosamente pela nomeação do próximo Vigário Geral para a Diocese de Roma. Que Deus, em Sua infinita sabedoria, escolha aquele que será um guia espiritual dedicado, um pastor amoroso e um servo humilde para conduzir esta comunidade em seu contínuo crescimento na fé e na caridade.

6. Que o Senhor, que nos chamou a todos para este grande e nobre serviço, continue a abençoar e proteger cada um de vocês. Que Maria, a Mãe de Deus e nossa Mãe amorosa, interceda por nós em todos os momentos de nossa jornada.

7. Com sincero amor fraterno e gratidão,

 Roma, Palácio do Latrão, a 12 de abril,
do Ano da Graça de Nosso Senhor Jesus Cristo de 2024.

+ Antônio Matheus Card. Carneiro

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem