A Diocese

 



A Diocese de Roma (em latim: Diœcesis Urbis ou Diœcesis Romana; em italiano: Diocesi di Roma), também conhecida como Santa Sé, Sé Apostólica, Sé de Pedro ou Igreja de Roma, em Roma, Itália. A diocese é a sede do bispo de Roma, ou Papa, que é o Sumo Pontífice e chefe da Igreja Católica. Foi fundada no século i, sendo o atual bispo Papa Paulo II, eleito em 22 de abril de 2023.

O bispo da Diocese de Roma, é o sucessor de São Pedro
 e devido a isso, ele tem uma série de títulos:

  • Ele é o Papa, que significa "pai" e como ocupante da Cátedra de São Pedro, ele tem primazia sobre toda a Igreja Católica, sendo o Sumo Pontífice e Vigário de Cristo.
  • Ele também era o Patriarca do Ocidente (embora esse título tenha deixado de ser utilizado recentemente), assim ele tem autoridade sobre a totalidade da Igreja Latina, e sobre os outros Patriarcas Latinos, tais como os de Lisboa, Jerusalém e Veneza. Na Igreja Ortodoxa, ele era o primeiro dos cinco antigos patriarcas da Pentarquia, até o Cisma de 1054.
  • Ele também é o Primaz da Itália, sendo o bispo mais importante da Igreja italiana.
Finalmente, ele é também o Arcebispo Metropolitano da Província Eclesiástica da própria Roma.

A melhor evidência disponível para as origens da igreja romana é a Epistola aos Romano de São Paulo. Isso indica que a igreja foi estabelecida, provavelmente pelo início da década de 40, e que São Pedro tornou-se associado a esta igreja em algum momento entre os anos 58 e início dos anos 60, sendo que:

Os anos finais do primeiro século e os primeiros anos do segundo constituem o "período pós-apóstolico", tal como refletido nos escritos extrabíblicos de São Clemente I e Santo Inácio de Antioquia. Assim, a igreja em Roma estava exercendo uma pastoral que se estendeu além de sua própria comunidade, tendo substituído Jerusalém como o centro prático da Igreja universal crescente. Apelos foram feitos para Pedro e Paulo, com quem a igreja romana foi mais identificada.

Postar um comentário