DESTITUIÇÃO PAROQUIAL
PARÓQUIA SANTA MARIA DOS BRASILEIROS
PARÓQUIA SANTÍSSIMA TRINDADE
DIOCESI DI ROMA
VICARIATUS URBIS
Prot. 007/24
____________________________________________
DOM PEDRO SCHNEIDER CARDEAL PAROLIN
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
VIGÁRIO GERAL DE SUA SANTIDADE PARA A DIOCESE DE ROMA
Roma, 07 de julho de 2024.
A todos que lerem, saúde e paz.
Caríssimos, a Cristo Nosso Senhor nos deixou a missão de cuidar de todo o povo presente em todo mundo, desde as primeiras comunidades cristãs, existiam o que hoje chamamos de Paróquias, que geralmente eram dentro de catacumbas e lugares escondidos.
Depois de algum tempo após o fim da perseguição aos Cristãos por Roma as Comunidades emergiram e começaram a construir seus templos, para celebrar a palavra de Deus e a Santíssima Eucaristia, sempre lembrando que "A luz dos povos é Cristo: por isso, este sagrado Concílio, reunido no Espírito Santo, deseja ardentemente iluminar com a Sua luz, que resplandece no rosto da Igreja, todos os homens, anunciando o Evangelho a toda a criatura (cfr. Mc. 16,15)."
A fundação da Igreja ocorre a partir da vinda do Filho, enviado a nós pelo pai e que "n'Ele nos elegeu antes de criar o mundo, e nos predestinou para sermos seus filhos de adopção, porque lhe aprouve reunir n'Ele todas as coisas (cfr. Ef. 1, 4-5. 10)." Por isso, Cristo, a fim de cumprir a vontade do Pai, deu começo na terra ao Reino dos Céus e revelou-nos o seu mistério, realizando, com a própria obediência, a redenção. A Igreja, ou seja, o Reino de Cristo já presente em mistério, cresce visivelmente no mundo pelo poder de Deus.
Por essa ótica, voltamos nosso olhar as Paróquias Santa Maria dos Brasileiros e Santíssima Trindade na Praça Espanha, que tem sido deixadas de lado, sem exercer seu objetivo de ser ponto de Evangelização e da repartição do Santíssimo Pão Vivo, que é Cristo, vimos por bem DESTITUIR a dignidade de Paróquia das mesmas, além de fecha-las por tempo indeterminado.
Sem mais rogamos a Santíssima Virgem que possa abençoar toda nossa Diocese.